

Téc. Ronnie Douglas CRO 306-DF
Placa para Apnéia Obstrutiva do Sono (Ronco)
A Apneia Obstrutiva do Sono (AOS) é uma doença crônica progressiva caracterizada pela completa interrupção do fluxo aéreo durante o sono. O ronco barulhento é um sintoma característico dessa síndrome e é causado pela vibração dos tecidos moles da orofaringe principalmente durante a inspiração. É um problema grave de saúde devido às repercussões sistêmicas pulmonares e cardiovasculares, em especial. Pacientes com AOS precisam ser tratados e o ortodontista tem papel fundamental no diagnóstico e tratamento desses pacientes.
Os aparelhos intrabucais são mais efetivos nos pacientes com Apneia suave a moderada. O aparelho mais utilizado reposiciona a mandíbula e a base da língua para frente, o que aumenta o espaço aéreo superior. Outra opção, para pacientes sem suporte dentário, é o reposicionador de língua.
As vantagens dos aparelhos intrabucais são a relativa simplicidade e reversibilidade do tratamento e boa tolerância pelos pacientes por ser uma técnica não invasiva, com boas eficiência e razão custo-benefício.
Fonte: Clínica Faber / http://www.clinicafaber.com.br

Para que o trabalho seja efetuado da melhor forma possível, pedimos sempre que os dentistas e clínicas sigam algumas instruções no que se diz respeito aos meios de confecção básico da placa, no caso o modelo e a cera. É necessario salientar o método adequado de moldar, fazer o registro de cera e a preparação para o envio do material ao laboratório. Seguindo as estapas a seguir corretamente, aumentará significativamente o sucesso da adaptação da placa.
Segue as dicas:
01
Moldagem
Para o sucesso do trabalho, é imprescindível a atenção nessa etapa do serviço.Uma boa moldagem é sempre importante, sendo assim sugerimos as seguintes observações:
- Utilizar moldeira perfurada. Moldar com produtos de boa qualidade;
- Verificar se o molde não deslocou da moldeira ou soltou fragmentos;
- Fazer a assepsia, vazar imediatamente seguindo as instruções do fabricante em relação a/p;
- Utilizar gesso especial tipo IV para troquéis ou pedra branco ortodôntico;
- Não é recomendado utilização de gesso comum tipo II;
- Tempo de presa em média de 2 (duas) horas, após retirar da moldeira;
- Sempre verificar se o modelo está íntegro, sem bolhas, distorções, etc;
- Observar se todos os dentes foram moldados, inclusive os últimos molares e fundo de vestíbulo.
02
Mordida de Cera
A mordida (registro) em cera é de muita importância na confecção da placa para apnéia e ronco, pois ela é à base do avanço, altura e movimento de lateralidade, é através da cera que todas essas características são construídas, em virtude disso, algumas situações devem ser observadas:
- Utilizar cera de boa qualidade, de preferência Cera 7;
- É possível utilizar resina acrílica para o registro de mordida, desde que o profissional tenha total domínio sobre o mesmo e o resultado seja similar ao da cera;
- A altura registrada deve conter no mínimo 7 mm, em relação vertical anterior;
- O total do avanço da mandíbula deve ser de acordo com avaliação do profissional e a necessidade do paciente, porém recomenda-se que seja no mínimo, topo-a-topo;
- Atenção para não haver desvio da linha média, no momento do registro da mordida em cera;- Fazer corte diagonal na cera para conseguir uma visão frontal dos dentes anteriores;
- Verificar se houve distorções e evitar registro com várias identações.
03
Envio ao Laboratório
Após realizar todos os procedimentos para a obtençaõ do modelo e do registro construtivo, algumas recomendações devem ser tomadas:
- Envolver os modelos, individualmente, em material de proteção ex: plástico bolha, papel toalha, etc.;
- O registro em cera deve ser acomodado em uma caixa tipo orto-box (para aparelho ortodôntico);
- Os modelos e registro em cera devidamente embalados, devem ser acomodados em caixa para modelos em gesso ou um recipiente plástico, para que os mesmo não sofram avarias durante o transporte via motoboy;
- Para o transporte do material de outra cidade, recomenda-se que envolva os modelos e a cera (caixa orto-box) em material de proteção, ex: plástico bolha, isopor ou papel picados, para que os mesmo não sofram avarias durante o transporte;
- É necessário o preenchimento das informações referentes ao serviço, ex: o nome do paciente, o nome do dentista, clínica, data de envio e obsevações pertinentes;
- O tipo de placa para apnéia e ronco, deve ser combinado previamente;
- O prazo estimado para entrega é de 5 a 7 dias utéis, dependendo do tipo de placa;
- O valor e a forma de pagamento, deve ser tratado previamente.
04
Tipos de Placas
Existem hoje no mercado vários tipos de placas para evitar a apnéia obstrutiva do sono e ronco. Por isso, a confecção das placas no laboratório variam de acordo com a necessidade do dentista e o paciente. Apresentaremos os dois tipos de placas mais utilizadas:
- Tipo A: Utilização de expansor de Hyrax 13 mm, com possibilidade de movimento de protusão e retrusão, instalado na região palatina, suas hastes unem as partes inferior e superior da placa, fazendo também o papel de lateralidade. A parte acrílica recobre a face oclusal, palatina e terço-médio da vestibular. A retenção e feita com grampos ortodônticos gota.
Pontos Positivos: Permite um bom movimento de lateralidade, o que aumenta significativamente o conforto ao paciente ao movimentar a mandíbula. Permite o movimento de protusão e retrusão controlado da mandíbula através do expansor de Hyrax. O acrílico acresenta rigidez a placa, tornando-a firme.
Pontos Negativos: Alguns pacientes relatam incomodo derivado do torno de Hyrax junto ao palato, porém as placas mais recentes tem permitido que o torno de Hyrax seja despercebido durante o uso da placa, devido a evolução da mesma.
- Tipo B: A placa é montada com acessórios do aparalho Herbst, bilateral, fixado na região do primeiro molar superior e na região do canino inferior, ambos na face vestibular. Possibilitando o movimento de abertura e fechamento da boca e pequena lateralidade. Proporciona maior movimento lingual.
Pontos Positivos: A utilização do kit de Herbst permite um movimento tridimencional e multidirecional, além dos movimentos da placa tipo A. Possibilite o paciente uma liberdade ao abrir e fechar a boca.
Pontos Negativos: O preço é alto, devido ao trabalho que a mesma exige e o uso do kit de Herbst. A fragilidade é alta e o cuidado com a placa deve ser redobrado.
- Tipo PLG: Confecção com placas de 1,5mm em acetato ou então em acrílico. Ganchos laterais de metal unem a arcada superior e inferior, inseridas em um tubo, o que permite a protusão da mandíbula e também um pequeno movimento de lateralidade.
Esses são os dois principais tipos, porém qualquer modificação pode ser feita, dentro das condições e limitações do laboratório.
Responsável: Douglas Júnior