

Téc. Ronnie Douglas CRO 306-DF
Placa Miorrelaxante
Bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandÃbula (ATM).Possivelmente, a disfunção está ligada a fatores genéticos, a situações de estresse, tensão, ansiedade, ou a problemas fÃsicos de oclusão ou fechamento inadequado da boca, por exemplo.Não se sabe exatamente por quê, o bruxismo acomete 15% das crianças e afeta indistintamente homens e mulheres. A incidência tende a diminuir com o passar dos anos. Quando o problema se manifesta durante o dia, recebe o nome especial de briquismo.
Fonte: Dr. Drauzio Varella
Para que o trabalho seja efetuado da melhor forma possÃvel, pedimos sempre que os dentistas e clÃnicas sigam algumas instruções no que se diz respeito aos meios de confecção básico da placa. É necessario salientar o método adequado de moldar e a preparação para o envio do material ao laboratório. Seguindo as estapas a seguir corretamente, aumentará significativamente o sucesso da adaptação da placa.
Segue as dicas:
01
Moldagem
​
Para o sucesso do trabalho, é imprescindÃvel a atenção nessa etapa do serviço. Uma boa moldagem é sempre importante, sendo assim sugerimos as seguintes observações:
- Utilizar moldeira perfurada. Moldar com produtos de boa qualidade;
- Verificar se o molde não deslocou da moldeira ou soltou fragmentos;
- Fazer a assepsia, vazar imediatamente seguindo as instruções do fabricante em relação a/p;
- Utilizar gesso especial tipo IV para troquéis ou pedra branco ortodôntico;
- Não é recomendado utilização de gesso comum tipo II;
- Tempo de presa em média de 2 (duas) horas, após retirar da moldeira;
- Sempre verificar se o modelo está Ãntegro, sem bolhas, distorções, etc;
- Observar se todos os dentes foram moldados, inclusive os últimos molares e fundo de vestÃbulo.
02
Envio ao Laboratório
Após realizar todos os procedimentos para a obtençaõ do modelo, algumas recomendações devem ser tomadas:
- Envolver os modelos, individualmente, em material de proteção ex: plástico bolha, papel toalha, etc.;
- Os modelos devidamente embalados, devem ser acomodados em caixa para modelos em gesso ou um recipiente plástico, para que os mesmo não sofram avarias durante o transporte via motoboy;
- Para o transporte do material de outra cidade, recomenda-se que envolva os modelos em material de proteção, ex: plástico bolha, isopor ou papel picados, para que os mesmo não sofram avarias durante o transporte;
- É necessário o preenchimento das informações referentes ao serviço, ex: o nome do paciente, o nome do dentista, clÃnica, data de envio e obsevações pertinentes;
- O tipo de placa de bruxismo, deve ser combinado previamente;
- O prazo estimado para entrega é de 5 a 7 dias utéis, dependendo do tipo de placa;
- O valor e a forma de pagamento, deve ser tratado previamente.
03
Tipos de Placas
​
Existem hoje no mercado vários tipos de placas para evitar o bruxismo. Por isso, a confecção das placas no laboratório variam de acordo com a necessidade do dentista e o paciente. Apresentaremos alguns tipos de placas mais utilizadas:
- Miorrelaxante de AcrÃlico com Guia Canino: A placa é feita apenas com acrÃlico, envolvendo as faces vestibulares, oclusais e palatinas/linguais. É adicionado na parte anterior da placa, guias caninos para o ajuste oclusal pretendido pelo dentista.
Pontos Positivos: A placa com guia canino é positiva para a correta oclusão em posição confortavel e estável da mandÃdula em relação a maxila. A placa é confeccionada praticamente completa, sem a necessidade de ajustes, reembasamento ou acrésimo/desgaste do acrÃlico. A taxa de sucesso da placa é muito alto e a satisfação do paciente também.
Pontos Negativos: O preço é maior que as demais placas do mercado.
- Miorrelaxante em Acetato: A placa é feita à vácuo através de uma moldeira de acetato, podendo ser de 1 até 4mm de expessura. A placa é rÃgida, porém pouco maleável. Consiste na mesma ideia da placa de acrÃlico.
Pontos Positivos: Rápida confecção, atende necessidades urgentes do paciente e tem baixo custo.
Pontos Negativos: Qualidade e durabilidade comprometida, devido ao material frágil. Ausência de modificações como acresentar acrÃlico, guia canino ou fazer desgastes.
- Miorrelaxante em Silicone: A placa consiste no mesmo método em acetato, porém esta é muito maleável.
Pontos Positivos: Rápida confecção, atende necessidades urgentes do paciente e tem baixo custo, confortavel ao paciente.
Pontos Negativos: Qualidade e durabilidade comprometida, devido ao material frágil. Ausência de modificações como acresentar acrÃlico, guia canino ou fazer desgastes.
Esses são os principais tipos, porém qualquer modificação pode ser feita, dentro das condições e limitações do laboratório.
Responsável: Ronnie Douglas